CMC

 

 

Mar! Obra Artística do Rei D. Carlos

2007

[…] agora é necessário apontá-lo entre os pouquíssimos que, neste país de costa, verdadeiramente sentem a marinha e entre os raros que, na exposição, se esforçam por pintar em português.
Fialho de Almeida, Os Gatos, 1889-1894

 

 

 
A exposição esteve patente ao público entre 18 de Maio e 8 de Setembro de 2002
   

Porque as áreas de interesse do rei D. Carlos pelo mar abrangem diversas temáticas, ao contrário de uma sequência cronológica na apresentação das obras, optamos por evidenciar os temas tratados na produção dos vários anos de atividade do rei-pintor dividindo-a por sete diferentes núcleos temáticos mais representativos:

I. Amar o Mar
Marinhas de "mar aberto", onde as diferentes cambiantes da luz a incidir sobre o mar tranquilo ou revolto, na costa de Cascais ou em mares longínquos, ilustram bem a grande capacidade expressiva e técnica deste artista, bem como a sua profunda sensibilidade ao tema, tanto nas suas pinturas a aguarela, como a óleo e a pastel.
Encontram-se aqui algumas das melhores obras de D. Carlos de temática marinha.

II. Os Primeiros Tempos
Fotografias, desenhos e pequenas aguarelas, datadas da infância e da juventude do então príncipe D. Carlos, deixam-nos perceber a precocidade da sua paixão pelo mar e de como sempre se interessou por transpor para o papel ou para a tela aquilo que observava, em especial os barcos.

III. O Mar de Cascais
Não é possível dissociar a pintura de marinhas por D. Carlos da sua ligação à vila de Cascais. Local privilegiado do veraneio da corte, o rei pintou aqui algumas das suas mais conhecidas e emblemáticas obras, vivendo com o mar de Cascais uma relação física e emocional, forte e expressiva, tanto do ponto de vista das artes plásticas como da sua atividade como "cientistas dos oceanos".
Destacam-se neste núcleo expositivo dois álbuns de desenhos e de aguarelas pertencentes ao Museu do Chiado / Museu Nacional de Arte Contemporânea, nos quais se pode comtemplar imagens de Cascais e do Estoril no final do séc. XIX e inícios do séc. XX, tendo sempre o mar como pano de fundo (apresentação também em suporte digital e interativo), tendo sempre o mar como pano de fundo (apresentação também em suporte digital e interativo).

IV. A Paixão pelos Barcos
Paixão é a palavra certa para melhor entender a relação e o gosto de D. Carlos por todo o tipo de embarcações. Obsessão talvez seja a palavra que melhor define a forma e assiduidade com que o rei desenhou e pintou este tema… Em jeito de pinacoteca oitocentista, este núcleo apresenta um conjunto selecionado e vasto, entre todo o acervo de obras em que os barcos são temática exclusiva, incluindo muitas embarcações à vela, de diferentes tipologias, navios a vapor e vasos de guerra, nacionais e estrangeiros. Para além dos vários quadros expostos, apresentam-se também três pequenos álbuns de aguarelas e de desenhos (apresentação também em suporte digital e interativo), e destacam-se ainda um leque e uma paleta pintados pelo rei.

V. A Pesca
Tema igualmente muito presente na sua obra artística, este núcleo compõem-se de pinturas e de desenhos que retratam diferentes barcos de pesca, momentos da atividade pesqueira, figuras de pescadores e varinas. Pela sua raridade e beleza, destacam-se ainda uma floreira de cerâmica pintada pelo rei com tema alusivo à pesca, bem como uma concha pintada com a figura de uma varina, trajando os trajes tradicionais.

VI. O Estudo do Mundo Submerso
Não sendo objeto desta exposição a abordagem ao papel de D. Carlos como pioneiro da Oceanografia em Portugal, pretendemos mostrar como esta outra paixão de D. Carlos também se repercutiu na produção artística, ora através da representação pictórica dos quatro iates oceanográficos (Amélia I, II, III e IV), ora através dos desenhos e pinturas que executou para registar as espécies marinhas capturadas para estudo da fauna e flora dos mares portuguesas, nomeadamente nos seus álbuns de jornadas, como o que faz parte do acervo do Aquário Vasco da Gama (apresentação também em suporte digital e interativo).

VII. Outros Olhares e Vivências do Mar

Olhar o mar através de outras prespectivas menos icónicas é o objetivo deste último núcleo da exposição. Sempre com o mar presente, a figura humana agora é mais presente e participativa, podendo tornar-se protagonista ou apenas simples motivo para enquadrar os temas marinhos. Momentos de charme vividos nas praias ou à beira mar, verdadeiros "portrait d'epoque" a bordo de iates, ou cenas rurais com o mar ao fundo, são alguns dos aspetos que caraterizam as obras que aqui se apresentam.

6

3
Pôr-do-Sol. 1900.
Desenho a pastel s/ papel.
86,5 x 150 cm.
Colecção particular.
Foto: Pedro Aboim Borges

 

 

 

 

4
Figuras na Praia com Toldos. 1895. Óleo s/ madeira. 7 x 12 cm.
Colecção particular.
Foto: Pedro Aboim Borges

 

 

 

 

5
Noite e Dia. 1901.
Aguarela s/ papel. 28,3 x 21,7 cm.
Colecção particular.
Foto: Pedro Aboim Borges

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

Farol da Guia. 1900.
Aguarela s/ papel. 35,5 x 39,2 cm.
Colecção particular.
Foto: Pedro Aboim Borges
 

 

---- © Câmara Municipal de Cascais | Museu do Mar Rei D. Carlos